quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Tallin - Estônia


Procurando informações sobre a cidade, acabei descobrindo que era muito fácil ir de ferry boat (barco) de Helsinki, na Finlândia, para Tallinn, na Estônia. E foi assim que esta simpática cidade entrou no meu roteiro. Ainda bem, porque seu centrinho simpático com casinhas coloridas me encantou!




Conhecer uma antiga cidade medieval bem preservada, ainda com muralhas e torres, passou a integrar a minha nada pequena listas de lugares para conhecer no mundo.



Tallinn não é somente a capital, como a maior cidade da Estônia, com uma população de, aproximadamente, 450 mil habitantes. A moeda oficial é o euro e a língua oficial é o estoniano, mas todo mundo fala perfeitamente o inglês. O russo e o finlandês também idiomas bastante comuns na cidade.


 Ela está localizada no Golfo da Finlândia a apenas 80 km de distância de Helsinki, capital finlandesa. Embora esteja localizada em uma área onde se acredita que os primeiros assentamentos humanos remontam há 5000 anos, a primeira menção a Tallinn data de 1219. No entanto, ela só foi elevada a categoria de cidade em 1248. Uma curiosidade é que seu nome no passado não era Tallinn, mas sim Reval.




Devido à sua localização estratégica, a cidade tornou-se um importante centro comercial, especialmente do século XIV ao XVI, quando cresceu em importância como parte da Liga Hanseática. Seu centro medieval, chamado de “Old Town” (Cidade Velha) é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa e está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.


Muralhas e Torres da Cidade Velha


Não é à toa que a “Cidade Velha” de Tallinn é Patrimônio Mundial da UNESCO. O centro da cidade ainda preserva partes da antiga muralha e das torres medievais. As obras de defesa na cidade tiveram início em 1265 e tiveram seu apogeu no século XVI. A muralha chegou a ter quase 2,4 km de extensão com 14 a 16 metros de altura e até 3 metros de espessura, além de 8 portões e 46 torres. Atualmente, ainda está de pé em torno de 1,9 km de muralhas, além de 20 torres. Muitas das torres da muralha da cidade servem como museus, enquanto algumas outras oferecem oportunidade de apreciar lindas vistas.

Master's Courtyard (chamado de Pátio dos Mestres)



Estônia: O que fazer na medieval Tallinn - Roteiro de 2 dias
Este é um local histórico que remonta ao século XIII, e lembra um pouco do passado da cidade, pois algumas propriedades possuem somente água fria e fornos à lenha! Master’s Courtyard fica na rua Vene, uma das mais famosas da “Cidade Velha”. Trata-se de um pátio tranquilo, onde diversos mestres artesãos exibem seus produtos, que incluem itens como artesanatos variados, joias e delícias do famoso Chocolaterie Café.

St. Catherine’s Passage 


E por falar em lugares pitorescos de Tallinn, St. Catherine’s Passage é um desse locais que você não pode deixar de passar. Esta ruela fica bem escondida atrás da antiga Igreja de Santa Catarina. Ela conecta a Vene Street com a rua Müürivahe, onde o famoso mercado de malhas da cidade opera. O local abrigava a Guilda de Santa Catarina, com diversas oficinas de artesanato local onde os artistas usam métodos tradicionais para criar suas obras. Os produtos incluem artigos em vidro, chapéus, colchas, cerâmicas, seda pintada à mão, joias, entre outras mercadorias. A parte mais interessante é que as oficinais estão localizadas de forma aberta, para que os visitantes possam ver os artesãos trabalhando.



Realmente conhecer a cidade de Tallin é ter a sensação que se está viajando no tempo...

Paekoja Platz - Praça da Prefeitura

Estônia: O que fazer na medieval Tallinn - Roteiro de 2 dias


A Praça da Prefeitura é o coração da Cidade Velha. Ela é rodeada por estabelecimentos comerciais como restaurantes, cafés e lojinhas. É o local mais vibrante de toda Tallinn. No passado, a praça serviu como um local de pelo menos uma execução. No meio da praça, fica uma pedra com uma rosa dos ventos, onde se pode ver o topo de cinco torres da Cidade Velha. 


Atualmente, a praça continua sendo o ponto de encontro da cidade, um local que abriga concertos ao ar livre nos meses de verão, feiras de artesanato e mercados medievais. Desde 1441, no final do ano, ali é montada uma grande árvore de Natal. Na primavera, recebe o festival Old Town Days, uma versão moderna de um carnaval medieval, onde as tradições da Idade Média ainda são mantidas vivas.

Cardápio servido nos restaurantes em Tallin



Prefeitura de Tallin


O edifício mais imponente da Praça da Prefeitura é justamente aquele que a nomeia, a Prefeitura de Tallinn. Mais do que um prédio, é um símbolo do passado medieval da cidade. Ela possui uma torre de 64 metros de altura que pode ser acessada pelos turistas durante os meses de verão (fôlego para 115 degraus íngremes). 

A torre foi construída junto com a prefeitura entre os anos de 1402 e 1404. A prefeitura costumava ter seus próprios guardas, que mantinham ordem na cidade e observaram possíveis tropas inimigas ou fogo a partir da torre. Quando algo ameaçava a cidade, um sino de alarme no campanário era tocado.

Catelo Toopea - Parlamento da Estônia


Estônia: O que fazer na medieval Tallinn - Roteiro de 2 dias

Localizado no alto de uma colina, o Castelo Toompea foi construído por volta de 1227-29 por cavaleiros alemães, que decidiram erguer uma fortaleza no local. Ele foi reformado diversas vezes ao longo dos séculos, mas ainda conserva o projeto básico dos séculos XIII e XIV. Na parte da frente, fica um palácio pintado na cor rosa, da época de Catarina, a Grande.No entanto, na parte lateral é possível ver partes do antigo palácio medieval. A partir do bonito Governor’s Garden avista-se a torre Pikk Hermann de 46 metros de altura. A torre é um símbolo da Estônia. Segundo a tradição, qualquer nação que coloque sua bandeira sobre a torre, também governa o país. Atualmente, o Castelo é utilizado como Parlamento da Estônia. Todas as manhãs, ao raiar do dia, a bandeira estoniana é colocada sobre a torre ao som do hino nacional.


Plataforma de Observação Patkuli



Esta plataforma, localizada em uma colina de pedra calcária, oferece as melhores visitas para quem está interessado em ver as muralhas e torres medievais, dando a Tallinn uma visão de “conto de fadas”. É bem fácil chegar até o topo da plataforma através de uma série de degraus que foram construídos em 1903.


 Foi, sem dúvida, a minha vista favorita de Tallinn!


Estônia: O que fazer na medieval Tallinn - Roteiro de 2 dias

Outro local imperdível de visitar em Tallin é 
Cela Prisional da KGB 

 A fachada desavisada de Pagari 1 na Cidade Velha esconde um passado sombrio que já foi a Cela Prisional da KGB em Tallinn. O antigo prédio do quartel-general da KGB tem sido um símbolo da antiga opressão soviética na Estônia. 


No porão, suspeitos inimigos do estado foram presos em celas minúsculas, às vezes até 18 pessoas de cada vez, antes de serem interrogadas, depois atiradas ou enviadas para campos de trabalho na Sibéria. 
Podemos ver alguns quadros onde relatam as torturas que eram realizadas naquele local.


Com certeza essa foi uma parte muito impressionante


Visite uma parte do porão escuro, o KGB Prison Cells está agora aberto para visitantes.

Assim, nossa viagem para Tallin foi incrível....visitando tambem os parques que suavisaram  a imagem tenebrosa deste lugar tão chocante...



Conhecer a cidade de Tallin na Estônia foi uma verdadeira sensação de viajar no tempo, num local onde os costumes da época Medieval ainda são preservados podendo mostrar aos turistas que visitam a cidade muitos dos detalhes de viver nesse período de nossa história.












Nenhum comentário:

Postar um comentário