sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Hungria-Budapeste  



Budapeste foi um dos lugares que mais me impressionaram pois me fez lembrar muitas das histórias contadas pelo meu Avô materno, Sr Roberto Wisztra onde retratava alguns dos detalhes que ocorreram durante a guerra.
Diante de tanta beleza onde pudemos conhecer muitos castelos, jardins maravilhosos , monumentos históricos e o famoso rio Danúbio onde ele contava tantas aventuras vividas por ele e seus irmãos e amigos que ficaram marcadas na memória de minha infância.
Assim, vou mostrar a vocês alguns dos lugares que pude conhecer desta maravilhosa cidade.
Castelo e a vista maravilhosa

O Castelo Budapeste abriga não apenas o palácio real mas também o Museu de História e a Galeria Nacional. É interessante dar uma volta pelo entorno para ver os jardins e o bairro que ainda guarda traços da Idade Média.



O terraço próximo ao portão com a estátua do Turul (ave mitológica que é um símbolo húngaro) é uma área muito bonita, de onde se tem uma vista incrível sobre o rio Danúbio, que corta a cidade, e a bela Ponte das Correntes em frente ao luxuoso edifício do hotel Four Seasons.




Outro ponto interessante na colina do castelo é o Bastião dos Pescadores, uma construção linda que tem 7 torres, representando as 7 tribos magiares que fundaram Hungria.
Este realmealmente é um local imperdível.


Tive a impresão de estar num lugar de contos de fada...Maravilhoso



O rio Danúbio divide a cidade em dois – um lado se chama Buda e o outro, Peste (parece piada, mas não é). Aproveitando a visita ao Castelo, pode ser interessante subir o Monte Gellért, que fica no mesmo lado da cidade, para ver a Estátua da Liberdade e perder o fôlego com a vista linda lá do alto.


 Com um pouco mais de tempo, também vale entrar no bunker, para ver como era o abrigo antiaéreo construído pelos alemães durante a segunda guerra mundial.

O Parlamento e seu fantástico prédio gótico



Cruzando a ponte para o lado de Peste, a gente encontra a sede do Parlamento, num estilo gótico super rico em detalhes. Se tiver tempo, vale a pena fazer umavisita guiada para conhecer as salas, as esculturas e os tapetes que embelezam o interior do prédio.

A 300 metros dali, à margem rio Danúbio, uma das minhas obras preferidas de Budapeste: os sapatos esculpidos em bronze, em homenagem aos judeus mortos durante aSegunda Guerra Mundia. A história é terrível, mas acho importante contar: os nazistas do Partido da Cruz Flechada mandavam as vítimas tirarem seus sapatos antes de atirar e derrubar seus corpos no rio.Uma observação : Tiravam os sapatos pois eram a única coisa de valor que eles tinham....um passado triste registrado em um memorial singelo e respeitoso. –



Outro ponto turístico muito interessante  é a Basílica de Santo Estêvão


Primeiro rei da Hungria, Estêvão se dedicou à cristianização dos povos magiares, fundou diversos mosteiros e foi santificado. Essa é sua Basílica. Enorme, com capacidade para mais de 8 mil pessoas, oferece uma vista muito bonita do alto de sua cúpula.

A partir dali, vale dar uma voltinha pelo centro da cidade para tomar um sol na Erzsébet Tér (Praça Elizabeth), comer uns doces na confeitaria Gerbeu (na Vörösmarty Tér) 



 Andar pela Andrássy Út, longa avenida repleta de lojas, mansões, palacetes e museus – como aCasa do Terror, que mostra o impacto das guerras decorrentes da ocupação nazista e da ditadura comunista na vida da população húngara.

Outra atração bem interessante é passear nas bicicletas coletivas que oferecem cerveja ....


 Conhecer o mercado Central Market Hall é imperdível....

budapeste-mercado-foto-nicko-cruises

A fachada do mercado é mais bonita que a parte de dentro, com um ar gótico no portão de entrada e telhado coberto de mosaicos de porcelana.


O Nagycsarnok é o mercado mais antigo da cidade, com três andares cheios de lojinhas de artesanato e souvenirs, além de vegetais, peixes e carnes. É uma boa oportunidade para experimentar o lángos, uma massa frita às vezes servida com batata e sour cream, perfeito para um lanche.


A Praça dos Heróis e o Parque

budapeste-praca-dos-herois-wikimedia-commons

A Praça dos Heróis é um dos pontos mais interessantes de Budapeste, a começar pelo Monumento Milenário, com sua sequência de colunas e estátuas das grandes personalidades da história húnagara.

No centro, um obelisco com os sete líderes das tribos magiares, que formaram a Hungria, aos pés do Anjo Gabriel. Também merecem uma visita o Museu de Belas Artes e o Palácio da Arte, que ficam à esquerda e à direita da praça.


A Praça dos Heróis é a porta de entrada do Városliget, o Parque da Cidade– um lugar perfeito para um passeio em família, com direito a zoológico, parque de diversões e um circo tradicional.

No Városliget também fica um dos banhos turcos mais famosos de Budapeste, o Szechényi, com suas águas termais entre 30 e 40ºC (outra opção é spa do hotel Gellért).


budapeste-com-criancas-banho-turco-spa-szechenyi

Em Budapeste poderá encontrar muitos lugares incríveis...
como estátuas de bronze colocadas estratégicamente em ruas contando parte de sua história...


e figuras bem interessantes  ....


Realmente conhecer Budapeste, sua história, seu povo hospitaleiro  foi uma experiencia incrível....




Nenhum comentário:

Postar um comentário