quarta-feira, 13 de junho de 2018

Praga   



Praga é a capital da República Checa . Ela é uma das cidades mais bonitas do mundo. No seu centro histórico em perfeito estado de conservação o qual foi tombado pela UNESCO em 1992  e colocado na lista do patrimonio cultural e natural do mundo.
Em praga podemos encontrar a todo momento artistas de rua com seus trabalhos maravilhosos em pleno desenvolvimento sendo pintores,músicos e atores.
também é a cidade onde é produzida e bebida a melhor cerveja do mundo.
Mil anos de arquitetura dentro de uns quilómetros quadrados. Talvez não há outra cidade no mundo, onde você pode viver e tocar a história inteira da Europa. 
A arquitetura de Praga não sofreu muitos danos nas guerras mundiais, graças ao que hoje é fácil imaginar como era sua vida nos séculos passados. E entender melhor a época dos fidalgos, alquimistas, artesãos, comerciantes e reis antigos. Fazer o tempo parar e ressuscitar o alma dos tempos passados.
Jardins reais com estufas verdes, parques bem ordenados no estilo francês, ou românticos à moda inglesa, parques municipais com bancos, jardins aristocráticos com pavões e peixes douradas, cercados com muros altos, vistas das colinas praguenses.
Praga é a cidade mais romântica da Europa. Cidade rica em cantos encantadores, ideias para os namorados. A ilhas do rio Vltava e os seus cais, jardins, becos e travessas pitorescas do bairro chamado Novo Mundo, camarotes da ópera, passeio de coche ou de automóvel veterano, a Ponte Carlos cedo de manhã.
 Nas cidades encontram-se pessoas de várias opiniões e profissões, que formam sua cultura única, seu genius loci. A cidade a quem também chamam a cidade-mãe com centenas de torres, sempre era uma fonte de inspiração – é o local onde Mozart compôs e encenou a ópera Don Giovanni, Praga foi elogiada pelo poeta francês Apollinaire, nos cafés e tascas da cidade escreveram suas obras Franz Kafka ou Václav Havel. E Praga continua a ser o centro da vida cultural de várias formas – desde música e arte plástica até teatro moderno e dança.
Tantos sabores quantas as culturas. No território da Boémia tem existindo vários no decurso da história. Da época do Império Austro-húngaro (1867 – 1918) a cozinha checa tem herdado muitas caraterísticas comuns com a culinária de Viena, da Bavária ou da Hungria.



 É, entre outros, a paixão por knedlík (um bolo ou pão salgado e cozido, existe até variedade com fruta), molhos pesados, cogumelos e carne de veação, ou excelentes doces com creme de dormideira, requeijão ou ameixa. E não podemos esquecer da cerveja, por os checos são os melhores fabricantes da cerveja no mundo. Não hesite em experimentar os pratos típicos que combinam perfeitamente com a cerveja – depois de provar o camembert marinado (hermelín), um enchido típico com pedaços de carne (tlačenka) ou rolos de arenque marinado (zavináč), vão pedir logo mais um copo.
Rio Vltava de Praga é tão indispensável como Sena em Paris ou Tamisa em Londres. Na margem esquerda tem o Castelo, na margem direita o bairro da Cidade Velha, e entre eles, a Ponte de Carlos. Pode descer até o rio, dar um passeio de bicicleta na ribeira movimentada e parar num dos muito cafés que lá tem. Ou, se for no meio do Verão sufocante, pode alugar um barco ou um pedalinho e navegar até uma das ilhas. Nas margens do rio Vltava pode alimentar os cisnes ou no bordo dum dos vapores olhar as casas e palácios nos dois lados do rio.
Realmente Praga é sem dúvida uma das mais belas cidades que já tive a oportunidade de poder conhecer e indico a todos que gostam de visitar cidades com culturas incríveis , histórias ricas em detalhes que ainda se pode encontrar depois de tantos anos .



Nenhum comentário:

Postar um comentário